Projeto Green Thinking

Este blog foi criado pelo integrantes do Projeto Green Thinking que tem como principal objetivo conscientizar a população de como a preservação do Meio Ambiente e aqui será exposto reportagens, entrevistas, pontos de vistas dos integrantes do projeto, entre outros assuntos voltados ao meio ambiente.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Desmatamento na Amazônia


Uma grande ameaça á Amazônia é o desmatamento causado pela derrubada das árvores e frequentes queimadas e incêndios florestais criminosos, provocados pela ação do homem. As queimadas, além de destruir a vegetação e todos os animais associados, aumentam a emissão de gás carbônico na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global, um dos maiores problemas ambientais do planeta.
Em 2005, a área desmatada na Amazônia já atingia 700 mil quilômetros quadrado. O desmatamento teve um pico em 2004 e, nessa ocasião, foi criado um plano de prevenção e controle de desmatamento pelo Ministério do Meio Ambiente. O plano conseguiu reduzir o ritmo de destruição, mas a taxa continua muito alta: só em 2006 foram destruídos 13.137 quilômetros quadrados de floresta. É como se a cada minuto destruíssem uma área de 5 campos de futebol!!!
Os principais causadores dessa destruição são: as madeireiras, que atuam ilegalmente na região derrubando árvores para utilizá-las em construções e indústrias; e os fazendeiros, que desmatam para aumentar a quantidade de área para a agricultura ou a criação de gado.
Por Erica Haller
      Bióloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário