Projeto Green Thinking

Este blog foi criado pelo integrantes do Projeto Green Thinking que tem como principal objetivo conscientizar a população de como a preservação do Meio Ambiente e aqui será exposto reportagens, entrevistas, pontos de vistas dos integrantes do projeto, entre outros assuntos voltados ao meio ambiente.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Queimadas

        As queimadas no Brasil têm sido objeto de preocupação e polêmica. Elas atingem os mais diversos sistemas ecológicos e tipos de agricultura, gerando impacto ambientais em escala local e regional.
        As queimadas são práticas comuns no meio rural brasileiro. Acompanham praticamente todas as fases produtivas, do plantio, no Norte (como o preparo do solo na Amazônia) à colheita da cana de açúcar, no Nordeste e Centro Oeste.
         O tema queimada é polêmico e todos os anos gera muitas divergências e poucas ações para solucionar ou, pelo menos diminuir o problema. A cada ano a população aguarda o período de chuva, para amenizar as conseqüências que a queimada traz para flora e a fauna, a queimada não destrói somente a fauna e a flora, ela causa prejuízos econômicos e sociais que afetam diretamente a qualidade de vida da população. A fumaça das queimadas causa varias doenças respiratórias que atingem, principalmente, as crianças e os idosos, contribuindo para aumentar a conjuntivite, asma, bronquite ,e os problemas neurológicos, o tráfego nas rodovias tornam-se mais lentos, aeroportos são interrompido por varias horas o trafego aéreo, por falta de visibilidade, provocada pela fumaça, temos também a perda da fertilidade do solo, que a maioria dos agricultores e até alguns técnicos, pensam que a queimada torna fértil o solo, o fogo extermina centenas de espécies animais e vegetais, que talvez ainda não seja conhecida pela Ciência e, quando não mata, expulsa para os povoados e cidades mais próximas, os animais que conseguiram sobreviver às chamas; alguns peçonhentos e/ou perigosos. 
        Em pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa Florestal, prova que o fogo provoca a perda de minerais do solo. Cerca de 90% deles vão para o espaço junto com a fumaça, em forma de gás carbônico e cinza, prejudicando inclusive o clima, a emissão e acumulação de gases como o dióxido de carbono na atmosfera, é conhecida mundialmente como efeito estufa, ou de uma maneira mais simplificada como o aquecimento da terra pela emissão excessiva de gases poluentes. A principal causa de incêndios na floresta tropical é a ação desordenada provocada pelo homem que, ao promover o desmatamento e utilizar o fogo de maneira desordenada, cria condições favoráveis para a ocorrência de grandes incêndios.
       As queimadas são autorizadas pelo Ibama sob critérios técnicos, como os aceiros, por exemplo, que impedem a propagação do fogo além dos limites estabelecidos. Ao receber a autorização para a queimada, o proprietário da área é instruído sobre a melhor maneira de executar o trabalho. O Ibama também distribui material educativo sobre as queimadas em regiões onde essa prática é usual. Em situações especiais, o Ibama pode proibir as queimadas, o que não impede que elas ocorram de forma ilegal, provocando incêndios florestais.           
            Pensando em todos esses prejuízos e mais uma vez vivenciando os problemas causados pelas queimadas, faço aqui meu apelo, vamos diminuir  essa prática, pois assim teremos mais qualidade de vida e a natureza agradece. Queimar mata!! 
 
  
     Kátia Alves da Silva é Bióloga  e Pós-Graduada em Gestão Ambiental

Nenhum comentário:

Postar um comentário